Sobre Mim
Todo mundo tem uma história e seus visitantes querem saber a sua. Esse espaço é uma oportunidade para contar quem você é e o que tem a oferecer. Clique duas vezes na caixa de texto para editar seu conteúdo e certifique-se de adicionar todos os dados relevantes que deseja que os visitantes do site saibam.
Use esse espaço para compartilhar informações sobre sua jornada profissional. Explique seus valores essenciais, seu compromisso com o local de trabalho e qual é o seu diferencial. Adicione uma foto, galeria ou vídeo para mais engajamento.
![Image by Marvin Meyer](https://static.wixstatic.com/media/nsplsh_6bcf82b644c44016b639b25ae4f2346f~mv2.jpg/v1/fill/w_920,h_613,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/nsplsh_6bcf82b644c44016b639b25ae4f2346f~mv2.jpg)
Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola
![Base PPT5.png](https://static.wixstatic.com/media/6390a5_2208f20a5f3148eab1482ac8f55931a7~mv2.png/v1/fill/w_600,h_248,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/Base%20PPT5.png)
A Capacitação Digital das Escolas prevê a elaboração de um Plano de Ação de Desenvolvimento Digital da Escola (PADDE) que é um instrumento estratégico que reúne informações sobre os meios tecnológicos existentes, o grau de competências digitais da comunidade educativa e define a visão, os objetivos, as metas e as ações a desenvolver tendo em linha de conta que a capacitação dos docentes e de outros profissionais de educação tem um papel determinante no alicerçar da integração transversal das tecnologias de informação e comunicação.
Consulte a página da DGE, o flyer e o vídeo sobre a Capacitação Digital das Escolas e o plano de ação para a transição digital.
Siglas
PTD - Plano de ação para a Transição Digital
Desígnio nacional para responder a compromissos europeus, com o objetivo de desenvolver as competências digitais das pessoas fazendo a transformação digital das empresas e do estado.
DigCompEdu
Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores - definido pela Comissão Europeia, inclui um conjunto de competências digitais específicas para os educadores de modo a serem capazes de aproveitar o potencial das tecnologias digitais para melhorar e inovar a sua prática docente.
DigCompOrg
Quadro Europeu para as Organizações Educativas Digitalmente Competentes - referencial europeu que define as competências digitais que as escolas devem procurar alcançar, ao nível do ensino, da avaliação e da aprendizagem.
CD - Competência Digital
Genericamente definida como a utilização segura, crítica e criativa das tecnologias digitais para alcançar objetivos relacionados com trabalho, empregabilidade, aprendizagem, lazer, inclusão e/ou participação na sociedade.
SELFIE
Self-reflection on Effective Learning by Fostering the use of Innovative Educational technologies - ferramenta que permite às escolas autorefletirem sobre a utilização da tecnologia educativa no processo de ensino, aprendizagem e avaliação.
PADDE
Agrupamento de Escolas da Senhora da Hora
No Plano de Ação de Desenvolvimento Digital do AESH definiram-se objetivos e metas e foram planeadas ações para concretizar um plano que pretende potenciar os processos de inovação através do digital no agrupamento e adequá-los aos contextos e desafios atuais da nossa sociedade.
Visão
Pretende-se que o recurso ao digital se constitua uma prática recorrente, potenciadora da diversificação das estratégias de ensino/avaliação/aprendizagem no agrupamento e facilite o desenvolvimento das competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO).
Objetivos Gerais
Promover a reflexão e o debate sobre a emergência da mudança de práticas no agrupamento com recurso ao digital.
Melhorar a capacitação digital da comunidade educativa (ao fim de 3 anos a maioria dos docentes deverão estar no nível B2 ou superior).
Melhorar os processos de ensino/avaliação /aprendizagem com recurso a ferramentas digitais.
Potenciar o trabalho colaborativo em rede com vista à partilha de boas práticas e à melhoria do sucesso educativo.