Image by Marvin Meyer

Sala de aula

Objetivo e Meta por Subárea

Práticas de avaliação

Objetivo: Promover as práticas de avaliação pedagógica com recurso a ferramentas digitais como elementos facilitadores da avaliação formativa e da autorreflexão sobre a aprendizagem.

Meta: No próximo Check-in reduzir para 15% a percentagem de docentes no nível A1 e A2 nas áreas de “avaliação” e “promoção de competências digitais dos aprendentes”.

Práticas Pedagógicas

Objetivo: Aumentar a utilização de tecnologias digitais no processo ensino-aprendizagem, utilizando estratégias diversificadas e que promovam um comportamento seguro dos aprendentes na sua utilização.

Meta: Aumentar o número de projetos transdisciplinares com recurso a metodologias ativas de aprendizagem.

Subárea:

Práticas de Avaliação

Subárea:

Práticas Pedagógicas

• Dinamizar sessões no projeto “Partilhas à distância” sobre recursos digitais a utilizar na avaliação formativa.

• Criar um repositório digital de critérios de avaliação de atividades/projetos e respetivos questionários de auto e heteroavaliação.

• Cada equipa educativa programa projetos/atividades/ano que serão apresentadas pelos alunos e avaliadas pelos seus pares e docente da turma em Assembleia de alunos pertencentes à mesma equipa pedagógica.

• Planificar e realizar atividades por metodologias ativas de aprendizagem por disciplina e ano de escolaridade.

• Planificar e realizar um projeto/atividade transdisciplinar por equipa educativa.

• Implementar o b-learning, definindo uma semana por cada período para ensino a distância.

• Criar uma equipa TIC de suporte e apoio à utilização de plataformas digitais.

• Iniciar a adoção de manuais digitais.