Provérbios, vamos continuar a dar a volta ao texto!

A turma 7ºB da Escola Secundária, com a coordenação da professora de Cidadania e Desenvolvimento, Marta Brandão, continua a participar no concurso "Provérbios, vamos continuar a dar a volta ao texto! (2023/24)", promovido pela DGE, relativo ao mês de dezembro.

Recordamos que neste concurso, os alunos são desafiados a partir de provérbios já conhecidos, (des)construí-los, adaptá-los e revesti-los de uma capa nova, como se fossem provérbios velhos, vestidos de novo, reescrevendo-os à luz dos princípios e valores consagrados no Perfil do Aluno.

E, mais uma vez, um provérbio enviado pelo 7ºB foi selecionado, e está entre os oito finalistas.

A votação para eleger o Provérbio do Mês decorre entre 1 e 7 de fevereiro de 2024, ganhando, a partir desta fase, aquele que tiver mais votos.

Para votar nos provérbios do 7ºB, cliquem aqui!

Assim, solicita-se a participação da comunidade educativa neste processo. Muito Obrigado.

Provérbio do 7ºB

“Cresce o ovo bem batido como a mulher com bom marido.”

Neste provérbio está representada a objetificação da mulher, bem como a anulação das suas dimensões intelectuais e sociais. A sobrevalorização do homem por contraponto à menorização da mulher pretende evidenciar que a afirmação da mulher dependerá sempre da figura masculina. Hoje em dia, na era da Igualdade de Género, este estereótipo está ultrapassado, tal como é evidenciado na Declaração Universal Dos Direitos Humanos, outrora erradamente designada Declaração Universal dos Direitos do Homem.

#“Boa mulher e bom marido crescem no mesmo sentido.”