Técnico de Ação Educativa

Descrição

Cuidar, apoiar, vigiar e acompanhar crianças e jovens sob a orientação de outros profissionais, apoiando o planeamento, organização e execução de atividades do quotidiano, de tempos livres e ou pedagógicas, contribuindo para o desenvolvimento integral e bem-estar das crianças e jovens, no respeito pelos princípios da segurança e deontologia profissional.

Atividades principais

Colaborar na planificação, organização e execução de atividades a desenvolver com as crianças e jovens em diferentes contextos de atuação.

Colaborar com o/a responsável pelas atividades lúdico-pedagógicas no seu planeamento e organização, em função das temáticas e dos conteúdos a desenvolver.

Vigiar, acompanhar e apoiar crianças e jovens, no desenvolvimento das atividades previstas, garantindo e promovendo a sua segurança em todos os momentos.

Acompanhar e apoiar crianças e jovens no desenvolvimento das atividades de higiene pessoal.

Organizar refeições, bem como acompanhar e apoiar as crianças e jovens durante o período de refeições.

Assegurar as condições de higiene, segurança e organização do local onde as crianças e jovens se encontram, bem como dos equipamentos e materiais utilizados.

Detetar e reportar superiormente eventuais problemas de saúde e de desenvolvimento ou outros respeitantes às rotinas diárias das crianças e jovens.

Registar e reportar superiormente ocorrências.

Saídas profissionais

O técnico de ação educativa pode desenvolver a sua atividade profissional em instituições públicas ou privadas tais como creches, jardins de infância, escolas, instituições de solidariedade social, internatos e outras estruturas de apoio escolar e familiar.

Planos de Estudo

matriz CPTAE

Prova de

Aptidão Profissional

A Prova de Aptidão Profissional (PAP) consiste na apresentação e defesa, perante um júri, de um projeto, consubstanciado num produto, material ou intelectual, numa intervenção ou numa atuação, consoante a natureza dos cursos, bem como do respetivo relatório final de realização e apreciação crítica, demonstrativo de conhecimentos e competências profissionais adquiridos ao longo da formação e estruturante do futuro profissional do aluno.

Testemunhos

Testemunhos CPTAE