Sobre Mim

Todo mundo tem uma história e seus visitantes querem saber a sua. Esse espaço é uma oportunidade para contar quem você é e o que tem a oferecer. Clique duas vezes na caixa de texto para editar seu conteúdo e certifique-se de adicionar todos os dados relevantes que deseja que os visitantes do site saibam.

Use esse espaço para compartilhar informações sobre sua jornada profissional. Explique seus valores essenciais, seu compromisso com o local de trabalho e qual é o seu diferencial. Adicione uma foto, galeria ou vídeo para mais engajamento.

Image by Marvin Meyer

Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola

Base PPT5.png

A Capacitação Digital das Escolas prevê a elaboração de um Plano de Ação de Desenvolvimento Digital da Escola (PADDE) que é um instrumento estratégico que reúne informações sobre os meios tecnológicos existentes, o grau de competências digitais da comunidade educativa e define a visão, os objetivos, as metas e as ações a desenvolver tendo em linha de conta que a capacitação dos docentes e de outros profissionais de educação tem um papel determinante no alicerçar da integração transversal das tecnologias de informação e comunicação.

Consulte a página da DGE, o flyer e o vídeo sobre a Capacitação Digital das Escolas e o plano de ação para a transição digital.

Siglas

PTD - Plano de ação para a Transição Digital

Desígnio nacional para responder a compromissos europeus, com o objetivo de desenvolver as competências digitais das pessoas fazendo a transformação digital das empresas e do estado.

DigCompEdu

Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores - definido pela Comissão Europeia, inclui um conjunto de competências digitais específicas para os educadores de modo a serem capazes de aproveitar o potencial das tecnologias digitais para melhorar e inovar a sua prática docente.

DigCompOrg

Quadro Europeu para as Organizações Educativas Digitalmente Competentes - referencial europeu que define as competências digitais que as escolas devem procurar alcançar, ao nível do ensino, da avaliação e da aprendizagem.

CD - Competência Digital

Genericamente definida como a utilização segura, crítica e criativa das tecnologias digitais para alcançar objetivos relacionados com trabalho, empregabilidade, aprendizagem, lazer, inclusão e/ou participação na sociedade.

Check-in

Ferramenta de avaliação da competência digital dos docentes, que permite a cada docente, e a qualquer momento, autoavaliar-se.

SELFIE

Self-reflection on Effective Learning by Fostering the use of Innovative Educational technologies - ferramenta que permite às escolas autorefletirem sobre a utilização da tecnologia educativa no processo de ensino, aprendizagem e avaliação.

PADDE

Agrupamento de Escolas da Senhora da Hora

No Plano de Ação de Desenvolvimento Digital do AESH definiram-se objetivos e metas e foram planeadas ações para concretizar um plano que pretende potenciar os processos de inovação através do digital no agrupamento e adequá-los aos contextos e desafios atuais da nossa sociedade.

Visão

Pretende-se que o recurso ao digital se constitua uma prática recorrente, potenciadora da diversificação das estratégias de ensino/avaliação/aprendizagem no agrupamento e facilite o desenvolvimento das competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO).

Objetivos Gerais

Promover a reflexão e o debate sobre a emergência da mudança de práticas no agrupamento com recurso ao digital.

Melhorar a capacitação digital da comunidade educativa (ao fim de 3 anos a maioria dos docentes deverão estar no nível B2 ou superior).

Melhorar os processos de ensino/avaliação /aprendizagem com recurso a ferramentas digitais.

Potenciar o trabalho colaborativo em rede com vista à partilha de boas práticas e à melhoria do sucesso educativo.

Ações do PADDE

reunião

Dimensão Organizacional

Liderança e práticas de governança